Introdução:
A natação sincronizada é um esporte híbrido, que inclui conceitos da natação, da ginástica e da dança, consistindo aos nadadores (indivíduos, duetos, trios, equipes ou combos) executar uma rotina sincronizada de movimentos elaborados e dramáticos na água, acompanhada de uma música.
A natação sincronizada exije habilidades de primeira ordem na água ao exigir força, resistência, flexibilidade, benevolência, arte e o sincronismo preciso, sem mencionar o controle excepcional da respiração quando estiver de cabeça para baixo na água. Desenvolvido na década de 1900 no Canadá, é um esporte executado quase exclusivamente por mulheres, embora haja alguma participação de homens.
Regras:
Hoje, as regras e os movimentos do nado sincronizado mudaram bastante. O esporte é dividido em categorias, em idades, e níveis, de acordo com o tempo de prática do esporte.
Como no Brasil, o número de atletas não é muito alto, a CBDA organizou que as atletas de último ano de uma categoria pode "pular" para a outra, possibilitando a atleta mais jovem de competir na categoria acima. Isso é bom pois além de amadurecer as jovens atletas, faz com que elas fiquem mais confiantes nas competições de sua própria categoria.
Local da Prática:
Piscinas
Tipos de Competição:
Infantil A: 9 e 10 anos
Infantil B: 11 e 12 anos
Juvenil A: 13 e 14 anos
Juvenil B: 15,16 e 17 anos
Sênior: acima dos 18 anos
Curiosidades:
O que é trabalhado no nado sincronizado....
Flexibilidade e alongamento;
Força;
Resistência;
Estilo;
Leveza;
Carisma;
Interpretação;
Velocidade;
Controle respiratório;
Ritmo;
Consciência corporal;
Domínio sobre a água;
Coordenação;
Aumento da capacidade aeróbica e anaeróbica;
Melhora da amplitude articular;
Melhora da resistência cárdio-respiratória;
Endurece muscular.
Alguns movimentos e posições....
Flamingo - o rosto fica na superfície, uma perna fora da água a 90º em relação à superfície e a outra flexionada junto ao peito (também pode estar submersa).
Dolfinho - de costas, a nadadora afunda e faz um movimento em circunferência até o corpo todo alcançar a posição inicial.
Giros - na posição vertical, de ponta-cabeça, podem ser em meia volta (180º), completo (360º) e twirl (meia volta rápida). O eixo longitudinal não se altera e os joelhos se mantêm na superfície.
Parafuso - Semelhante ao giro, só que com o corpo em movimento vertical, para cima ou para baixo.
Cancã - posição de costas, com uma das pernas estendida a 90º em relação ao corpo. Na versão submersa, o nível da água fica entre o joelho e o tornozelo.
Carpada - Quadris flexionados num ângulo de 90º, as pernas ao nível da superfície e a cabeça para baixo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário