quarta-feira, 2 de junho de 2010

Pólo Aquático




Introdução:

Há muita controvérsia sobre a verdadeira origem do pólo aquático, mas sabe-se que, no início, a modalidade era uma versão do rúgbi (esporte em que o objetivo é avançar sobre o terreno do adversário), praticado em rios com uma bola feita de borracha conhecida como “pulu”. Os ingleses, inventores do esporte, pronunciavam “polo”. Foi a partir daí que nasc¬eu o nome “water (água, em inglês) polo”.
Com o crescente interesse pela nova modalidade, a London Swimming Association fez, em 1870, com que as partidas passassem a ser disput¬adas em ginásios cobertos. Pouco depois, os escoceses mudaram o objetivo do jogo e, em vez de avançarem sobre a área do adversário, os jogadores passaram a tentar fazer o gol em uma baliza de 3m por 90cm.



Regras:

As piscinas destinadas aos jogos de pólo aquático possuem 30 x 20 m para homens e 25 x 17 m para mulheres. As equipes são compostas de sete jogadores, sendo um goleiro. O gol tem 2 metros de largura e 90 cm de altura. As partidas são divididas em quatro períodos de sete minutos e o cronômetro é parado a cada interrupção do jogo.
Os jogadores não podem tocar o fundo da piscina, nem apoiar-se nas bordas. E também não podem segurar a bola com as duas mãos ao mesmo tempo, exceto o goleiro. Dar socos e afundar a bola também é proibido.




Local da Prática:

A disputa de uma partida de pólo aquático acontece em uma piscina de 30 m por 20 m, com no mínimo 2 m de profundidade. A temperatura da água também deve estar adequada à prática do esporte. Assim como acontece na natação, o jogo pode ser realizado dentro de um ginásio coberto ou a céu aberto. Além disso, as bordas da piscina devem ter algumas marcações específicas. Nas linhas de gol e no meio da área de jogo deve haver uma pintura branca. A uma distância de 2 m do gol também deve existir uma marca vermelha e, a 5 m, uma outra amarela.



Competições:

As principais competições..
Pan-Americano
Jogos Olímpicos
Sul-Americano
Mundial de Esporte Aquáticos


Táticas:

Como o pólo aquático é um jogo que exige troca de passes rápidos para furar o bloqueio da defesa adversária, este é, portanto, o principal fundamento da modalidade. O bom preparo físico também é essencial para os jogadores, já que eles precisam manter-se em movimento debaixo d’água mesmo quando estão controlando a bola. O domínio também uma das qualidades mais importantes. Com a água da piscina sempre em movimento e conseqüentemente a bola escorregadia, o controle torna-se um fundamento essencial para os jogadores




Nenhum comentário:

Postar um comentário